sábado, 14 de março de 2009

Lord Baden-Powell


Robert Stephenson Smith Baden-Powell, fundador do Escutismo, nasceu a 22 de Fevereiro de 1857, em Londres e faleceu a 8 de Janeiro de 1941 em Nairobi, no Quénia, local este, onde passou o resto da sua vida, juntamente com a sua mulher, Olave Baden-Powell, e onde actualmente se encontra sepultado, após inúmeros anos de dedicação ao movimento.

Baden-Powell, ficou órfão de pai (Rev. Prof. Baden-Powell) muito novo, no entanto, com o apoio da mãe (Henriqueta Graça Smith) e dos seus seis irmãos teve sempre uma infância, muito feliz, tendo toda esta, sido passada em Londres, que naquele tempo era uma cidade muito diferente da que é actualmente, pois oferecia muita facilidade para actividades ao ar livre. Assim, desde pequeno, Baden-Powell aprendeu através de caminhadas e excursões a cuidar de si.


Baden-Powell, rapaz querido e popular entre o meio escolar, fez sempre os seus estudos em escolas públicas. Nas férias, aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos.
Quando terminou os estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército.
Como oficial, viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante as suas viagens conheceu tribos de guerreiros de África, os vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá. Graças à sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens, Baden-Powell, fez uma carreira militar bastante notável.


Um dos marcos históricos da vida militar de Baden-Powell, foi o Cerco da cidade de Mafeking (cidade com importante cruzamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico) durante a Guerra do Transvaal em 1889. B.P comandou as suas tropas e, aos cidadão que nao sabiam lutar, treinou-os a empunhar uma arma, organizando assim um grupo jovem cadetes.


Aos adolescentes da cidade coube o papel de auxilio, quer a nivel de cozinha, comunicações, primeiros socorros, tambem estes treinados por Baden-Powell. A lealdade, a bravura e a dedicação com que os jovens desempenharam suas tarefas, causaram grande impressão em Baden-Powell.

A cidade fora duramente atacada, durante 217 dias, pelas forças inimigas, entre os anos de 1899 e 1900. Graças à inteligência e coragem de B.P e dos seus "soldados", foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços.


Em 1901, B.P. regressa a Inglaterra, onde se tornou então um herói do seu país - um fenómeno de popularidade. Durante uma viagem por Inglaterra, Baden-Powell reparou nessa popularidade quando observou alguns rapazes criarem brincadeiras através do livro "Aids to Scouting" (Auxiliar do explorador), que ele havia escrito para batedores do exército , e que continha explicações sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens.

Então, conversando com os amigos e inspirado no sucedido em Mafeking, B.P. entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.



Nesse acampamento B.P levou quatro patrulhas cada uma com o seu totem: a patrulha maçarico, a corvo, a lobo e a touro.Os resultados deste acampamento não poderiam ser melhores.


Logo após este, Baden-Powell começou a escrever o livro "Escutismo para Rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Os jovens ingleses entusiasmaram-se tanto com o livro, que Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escutista.
O Escutismo, não respeitou fronteiras, e alastrou-se por outros países, e em 1920, em Londres, realiza-se o primeiro grande acampamento de Escuteiros a nivel mundial. Foi neste primeiro acampamento, denominado Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram Baden-Powell como Chefe Mundial. Durante estes anos, o crescimento do Escutismo foi tão grande que nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo, mas sim torná-lo mais firme e vivo!


Já enfraquecido, Baden-Powell "despede-se" do movimento e decide dedicar o resto da sua vida à pintura e à correspondencia e visita de amigos, na sua propriedade no Quénia. Antes de morrer Baden-Powell despede-se dirigindo uma última mensagem a todos nós escuteiros.

Clica para ver a Última mensagem


Webgrafia:
Fontes:
Site Oficial CNE
Site Agrup.36 - Marinha Grande

0 comentários:

Pioneiros 306 Santa Comba Dão © 1970-2010
Página Web: 1024x768pix - IE8 ou GChrome6
Powered by: CoalaPreguiçoso