| São João de Brito, nasceu a 1 de Março de 1674, em Lisboa e morreu “guilhotinado” a 4 de Fevereiro de 1693, em Urgur.
Os Pioneiros comemoram o dia de São João de Brito a 4 de Fevereiro.
Ficou órfão de pai muito novo; Doente e quase sem esperança, a sua mãe invoca S. Francisco Xavier e promete que, se o filho melhorar, ele vestirá, durante um ano, a roupa dos padres missionários da Companhia de Jesus, roupa esta que não mais largou.
|
Foi missionário nas piores regiões da Índia, onde desenvolveu uma actividade particularmente notável: conversões, baptismos, comunhões, etc.
Chega a estar preso e a ser condenado à morte, acabando por escapar, sem nunca desistir do apostolado.
Quando é preso novamente e definitivamente e lhe é comunicado que vai ser executado, alegra-se porque vai morrer pelo Senhor.
Durante a sua missão em terras da Índia, só uma vez veio ao seu país, e por mando do seu rei, pois este queria-o para educador dos seus filhos infantes, e fez tudo para o reter, mas sem efeito. Preferia a incerteza das terras ásperas da Índia, onde a "sementeira" do Evangelho ainda estava por fazer, do que os luxos da corte.
Este é o Patrono dos Pioneiros, porque, na sua vida soube vencer os obstáculos, atravessou os mares para ir ao encontro dos outros, reflectiu seriamente sobre a sua vocação que, uma vez descoberta, nunca abandonou. Espelha bem na sua vida toda a mística dos Pioneiros, simbolizada na gota de água, na machada e no rumo certo da rosa-dos-ventos. | |
0 comentários:
Enviar um comentário