História do CNE
O CNE (Corpo Nacional de Escutas) nasceu a 27 de Maio de 1923, em Braga, e teve como seus fundadores, o Arcebispo D. Manuel Vieira Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que ao visitarem Roma, em 1922, assistiram a uma cerimónia onde cerca de 20.000 Escuteiros, desfilaram. Logo se prontificaram a estender o Movimento também a Portugal.
Inicialmente tinha o nome de “Corpo Scouts Católicos Portugueses”. A partir do ano 1924, este começou a estender-se a todo o país e, como meio de informação para todos em Fevereiro de 1925 aparece o 1° Número do jornal "Flor-de-lis”, sendo o seu modela reformulado para o actual (Revista) em 1945. No ano de 1926 foram criadas e aprovadas as Juntas Regionais de Portalegre, Açores, Coimbra, Lisboa e Núcleo do Porto, que vieram juntar-se à de Leiria, criada no ano anterior. Em Agosto de 1926, ocorre o 1º Acampamento Nacional, em Aljubarrota, durante o qual foi proclamada a Imagem de Beato Nuno (Patrono Nacional).
1974, é também tempo de mudança no CNE, a Junta Central demite-se e o Conselho Nacional nomeia uma Comissão Executiva que passa a gerir o CNE. Este processo conduz à aprovação de novos estatutos, que como consequência, investem a 1ºJunta Central eleita por voto directo e que tinha como Chefe Nacional, Manuel António Velez da Costa, reeleito no cargo em 1980, através de eleições nacionais.
Em 1976, uma conclusão do Conselho Nacional admite, com condições, a admissão de jovens de sexo feminino para as várias secções. Em 1982, uma representação dos Comités Mundial e Europeu deslocam-se a Portugal, onde entregam ao CNE e à AEP, (duas associações que constituem a FEP (Federação Escutista de Portugal), o respectivo diploma. A 1983, o CNE é considerado uma instituição utilidade pública. Em 1988 é inaugurado o Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto. |
Campanhas como a do calendário escutista, a do seguro escuta, a da sede própria e outras vêem, concretizar o nosso património. Encontros e fóruns de caminheiros, expansão do Escutismo Marítimo, a forte sensibilização do Escutismo de integração, são pontos fortes na vida da associação. Os ACANAC de Bagunte (1987), Palheirão (1992), em que o governo atribuiu a Ordem de Mérito ao CNE, o de Valado de Frades (1997), constituíram pontos altos na vida da Associação e dos milhares e milhares de jovens participantes. Resultado disto foi a grande presença Portuguesa no “Jamboree” da Holanda em 1995.
O CNE lança o seu site na Internet, em 1995. Em 1998, O CNE comemora os 75 anos. O XXI ACANAC (ultimo até a actualidade), realizou-se entre 31 de Julho e 6 de Agosto de 2007, em Idanha-a-Nova. |
Webgrafia:
Fonte: Site Oficial CNE
1 comentários:
Agrupamento 5*****
Conheci-vos no E.R.P 2009, dias 18 e 19 de Abril.
Foi um grande prazer, e espero encontrar-me com voces mais vezes!
Um grande abraço do Pioneiro e Amigo;
Jorge Simoes
Agrupamento 9017 - S. Joao de Lourosa/Viseu
Enviar um comentário